Bruxelas, 20 de março de 2015: A Associação Internacional de Adoçantes (ISA) apoia fortemente o Dia Mundial da Saúde Oral e a Federação Dentária Mundial, lembrando as pessoas para proteger os dentes e prevenir doenças bucais, adotando um comportamento saudável ao nível dos cuidados bucais.
As doenças bucais são evitáveis, e no entanto, quase todas as pessoas serão provavelmente afetados ao longo da vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que seja a quarta condição mais cara de tratar, tornando-se um importante problema de saúde pública1. A cárie dentária é a doença não transmissível mais comum em todo o mundo2, que pode ter um impacto significativo na saúde em geral, desde a cárie dentária até ao cancro da boca e outras condições relacionadas graves3.
O tratamento das doenças bucais permanece incomportável ou inacessível para grandes segmentos da sociedade e pode resultar em milhões de horas escolares e de trabalho perdidas anualmente em todo o mundo4. Contudo, os simples hábitos quotidianos, como escovar os dentes duas vezes ao dia, ter uma dieta saudável, evitar lanches e os cuidados bucais regulares5 contribuem para melhorar a saúde oral. Quando a escovação não é possível, mastigar pastilha elástica sem açúcar é uma ótima forma de ajudar a manter os dentes limpos e saudáveis depois de comer ou beber.
Os adoçantes de baixas calorias são um grande contribuinte para o tratamento e a prevenção da saúde oral, com base numa grande quantidade de evidências sobre a relação entre o consumo de adoçantes de baixas calorias e a manutenção do esmalte dentário6. Como os adoçantes de baixas calorias não podem ser fermentados por bactérias orais e não produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes, não contribuem para a cárie dentária7. Usado como substituição de açúcar no café, chá, refrigerantes e pastilhas elásticas sem açúcar, são uma ferramenta chave para reduzir a exposição diária de açúcar, permitindo que as pessoas desfrutem de doce, reduzindo o risco de cáries dentárias.
Além disso, as conclusões de uma declaração de consenso recentemente revista por pares, sobre os benefícios dos adoçantes de baixas calorias, confirmaram os resultados positivos dos últimos estudos científicos que mostram o papel benéfico que os adoçantes de baixas calorias podem desempenhar na dieta diária e nas escolhas de estilo de vida8.
A ISA acredita que aumentar a consciencialização sobre a importância de manter uma boca saudável é fundamental e fazer alterações inteligentes na nossa dieta diária, pode levar a uma vida mais saudável e melhor para as pessoas de todas as idades.