This is an automated machine translation
Cidade do México, 1º de dezembro de 2025: Com a participação de mais de 20 especialistas internacionais da América Latina, Europa e América do Norte, o 1º Fórum Científico Latino-Americano sobre Adoçantes de Baixa ou Nenhuma Caloria foi concluído em Mérida, Yucatán, marcando um marco no avanço do diálogo científico sobre nutrição, saúde pública e políticas alimentares na região.
Organizado pela Fundação Ibero-Americana de Nutrição (FINUT) e pela Universidade Marista de Mérida, com o apoio da Associação Internacional de Adoçantes (ISA) e do Bureau de Convenções de Yucatán, o fórum de dois dias ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro de 2025.
O evento reuniu pesquisadores de destaque, profissionais de saúde e representantes de organizações médicas e nutricionais regionais para discutir as descobertas científicas mais recentes sobre o uso, a segurança e os possíveis benefícios dos adoçantes de baixa ou nenhuma caloria.
América Latina no centro da conversa científica sobre adoçantes de baixa ou nenhuma caloria
Durante dois dias de intercâmbio científico, os especialistas abordaram temas-chave como a segurança e a avaliação toxicológica dos adoçantes, seu impacto na microbiota intestinal, seu papel no controle do peso e sua contribuição para o manejo de doenças crônicas como obesidade e diabetes.
Participantes do México, Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Canadá, Espanha, Países Baixos e Reino Unido, entre um total de 12 países, concordaram sobre a importância de fortalecer a comunicação científica e regulatória em torno dos adoçantes e garantir que as políticas de saúde pública sejam baseadas em evidências científicas atualizadas e de alta qualidade.
Diante das preocupações contínuas de que políticas públicas voltadas para reduzir o consumo excessivo de açúcar possam ter aumentado o uso de adoçantes de baixa ou nenhuma caloria, especialistas latino-americanos apresentaram dados recentes mostrando que seu consumo permanece consistentemente abaixo dos limites de segurança estabelecidos para todos os grupos populacionais.
Especialistas internacionais foram convidados a contribuir para a discussão sobre evidências conflitantes a respeito dos benefícios e efeitos dos adoçantes de baixa ou nenhuma caloria, apresentando novas metodologias avançadas que abordam as limitações atuais da pesquisa. Foi enfatizada a necessidade urgente de ampliar o uso de métodos robustos para orientar o desenvolvimento de futuras diretrizes.
Dr. Hugo Laviada-Molina, endocrinologista e professor pesquisador da Universidade Marista de Mérida, e um dos presidentes científicos do fórum, afirmou: “O evento se mostrou uma excelente plataforma para colaboração científica internacional e discussão baseada em evidências sobre adoçantes de baixa ou nenhuma caloria.”
Dr. Ángel Gil, presidente honorário da FINUT e professor emérito de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de Granada, na Espanha, e presidente do evento, destacou que o 1º Fórum Científico Latino-Americano sobre adoçantes de baixa ou nenhuma caloria forneceu uma visão atualizada sobre o consumo de açúcares livres e adoçantes na América Latina, sua segurança e seus efeitos na saúde. Ele também enfatizou que o fórum ofereceu uma perspectiva abrangente sobre sua relação com as doenças crônicas mais prevalentes, bem como seus benefícios e riscos potenciais.
Ciência, diálogo e colaboração na região
O fórum se destacou por sua abordagem multidisciplinar e colaborativa, incentivando trocas entre as comunidades científica e de saúde. Os participantes discutiram lacunas nas evidências e necessidades de pesquisas futuras, concordando que o acesso às evidências científicas é fundamental para permitir decisões informadas, equilibradas e eficazes em saúde pública.
O sucesso do evento reforçou a necessidade de continuar promovendo o diálogo científico na América Latina e fortalecer a colaboração entre instituições locais e internacionais.